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262 Cadastro de Empresas / Cliente

Inserido em 19/08/2025 16:58:46

Introdução

Confira no artigo abaixo como funciona a página de Empresa / Cliente

Resumo

Os clientes são a parte central da regra de negócio de qualquer empresa. Por isso, é fundamental entender como cadastrá-los, já que esses registros serão os mais acessados no Dots.

Por ser uma página com muitas abas, este tutorial foi separado em seções. Antes, vamos ver a listagem de clientes.

Na listagem de clientes, aparecem apenas:

  • Nome
  • ID
  • Avaliação da empresa

As demais informações ficam nos cadastros de colaboradores em seus respectivos departamentos.

Ações

Além da listagem, o menu traz duas opções adicionais:

Envio de E-mail Em massa

Abre o modal de envio de e-mails

Edição em Lote

Abre este modal abaixo:

Este modal permite alterar de forma coletiva algumas configurações das empresas, como:

  • Habilitar ou não o envio de apontamentos (ex.: após ativar integração com WhatsApp)
  • Atualizar contatos de empresas que não possuem e-mail ou número de telefone cadastrados

contatos de cada cadastro, para aqueles que não tem um numero ou email para ser contactado

Novo Cadastro

Para cadastrar uma nova empresa, clique no botão (+) chamado de “Novo Cadastro”.

Será aberto uma página com vários campos e opções.

O cadastro é dividido em abas, mas a única obrigatória é a de Dados Básicos. Mesmo assim, vamos detalhar todas:

Dados Básicos

  1. ID (Número de identificação interno do cliente/empresa)
  2. CPF ou CNPJ da empresa/cliente
  3. Ícone para consulta/validação do nome ou documento
  4. Nome completo ou razão social da empresa/cliente
  5. Código utilizado para integração com outros sistemas
  6. Nome abreviado para identificação interna no sistema
  7. Nome fantasia ou nome comercial da empresa
  8. Situação do cadastro (Ativo/Inativo)
  9. E-mail principal de contato
  10. E-mail destinado a cobranças e documentos financeiros
  11. Abre Modal de envio de emails
  12. Telefone fixo da empresa
  13. Número de celular ou WhatsApp para contato
  14. Opção para envio automático de apontamentos para os e-mails
  15. Opção para envio automático de apontamentos para o WhatsApp
  16. Regime tributário/família de obrigação principal da empresa
  17. Botão para atualizar a lista de famílias de obrigações
  18. CEP da localização da empresa
  19. Endereço (logradouro) da empresa
  20. Número do imóvel
  21. Bairro da empresa
  22. Estado onde a empresa está localizada
  23. Município onde a empresa está localizada
  24. Tags ou etiquetas associadas ao cliente/empresa

Contatos

Os contatos são utilizados para definir para onde serão enviados e-mails e mensagens de WhatsApp, além de permitir identificar melhor quem está sendo contatado.

Para adicionar um contato, basta clicar no botão (+).

É possível cadastrar múltiplos contatos e informar se cada um pode receber tipos específicos de mensagens.

Departamentos

Nesta aba é feito o vínculo entre departamentos, empresas e colaboradores.

Para selecionar quais departamentos estarão presentes na lista, abra o modal através do botão (+).

Na tela, será exibida a listagem dos departamentos ainda não vinculados à empresa. Também é possível relacioná-los diretamente com os colaboradores no mesmo momento.

Processos

Aqui é feito o vínculo entre os processos e o tempo padrão necessário para sua execução.

Para adicionar processos à lista, abra o modal com o botão (+).

É possível selecionar o processo desejado e definir o tempo em minutos

Obrigações

Nesta aba é definido quais obrigações cada empresa deve cumprir. Além disso, é necessário selecionar a data de início da competência e, opcionalmente, uma data de encerramento.

Para incluir obrigações na lista, utilize o botão (+).

Também é possível escolher o departamento e as obrigações específicas de cada um.

No menu superior existem opções extras

  • Deletar selecionados: remove as obrigações escolhidas;
  • Alterar vigência: abre um modal que permite alterar, em massa, a data inicial e final da competência.

Particularidades

Aqui podem ser registradas observações e particularidades relacionadas a cada área (Fiscal, Contábil, Folha, Outras).

Documentos

Mini hub de arquivos importantes relacionados à empresa/cliente, permitindo o upload de documentos, como manuais, por exemplo.

Integrações

Aqui é possível gerar e copiar a chave de integração com os sistemas Onvio / Domínio.

Certificado

Nesta aba pode ser feito o upload do certificado digital da empresa.

Usuários Cliente

Aqui é exibida a listagem de Usuários Cliente vinculados à empresa.

Ao clicar no botão (+), o sistema redireciona para a página de cadastro de novos usuários cliente.


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